FOTOGRAFIA EM RAW – GUIA COMPLETO

Hoje trago uma matéria sobre fotografia em “RAW“. Muita gente não tem conhecimento sobre esse tipo de formato, ou já ouviu falar mas não sabe como e quando utilizá-lo. O blog Dicas de Fotografia (muito bom por sinal!) publicou uma matéria muito boa sobre esse assunto, confiram:

O que são esses tipos de arquivo?

Existem vários formatos de arquivo digital para nossas imagens. Você provavelmente conhece o JPG, que é o padrão na maioria das câmeras e celulares. Porém, além dele, você vai gostar de conhecer também um formato que permite mais qualidade e controle sobre sua foto: este é o arquivo RAW. Ao comprar uma câmera mais avançada, você normalmente terá a opção de escolher entre os dois.

Para fazer uma foto, a imagem que é registrada no sensor é interpretada por um pequeno computador que fica dentro da câmera. Depois de interpretar a imagem, esse computadorzinho grava as informações no cartão de memória.

A diferença entre o formato RAW e o formato JPG é que o formato RAW grava tudo que a câmera viu, enquanto o JPG tem uma outra etapa: antes de gravar no cartão de memória, a câmera interpreta as informações e comprime tudo em um arquivo menor.

Logo, o arquivo RAW nos permite a liberdade de processarmos e interpretarmos a imagem nós mesmas, enquanto o arquivo JPG já sai processado e interpretado pela câmera.

Uma analogia interessante é considerar que o arquivo RAW é como o filme e o arquivo JPG é como a ampliação. Ou seja: o arquivo RAW ainda não é uma foto pronta! Você não poderá postar uma foto em RAW no seu blog: antes será preciso revelar a foto usando um aplicativo no seu computador, como o Photoshop ou o Lightroom.

Usamos o formato RAW para manter todas as informações da imagem que foram capturadas pela câmera. Assim conseguimos, por exemplo, editá-la tendo mais controle sobre a qualidade e recuperando informações que, no arquivo JPG, teriam sido jogadas fora para economizar espaço.

A desvantagem do arquivo RAW é que, além de ocupar bem mais espaço no nosso computador (os arquivos podem ter 2-6x o tamanho de um arquivo JPG), ele precisa ser processado. Como não é uma foto pronta, você precisará abrir o arquivo em um aplicativo de pós-produção e, para imprimir ou postar na internet, será necessário salvar uma cópia em um formato mais amigável (como o próprio JPG.)

RAW ou JPG, eis a questão!

Minha sugestão é sempre fotografar em RAW. Se você ainda não sabe mexer nos programas de edição, escolha no menu da sua câmera a opção de RAW + JPG. Assim, ela vai salvar os dois arquivos simultaneamente e você poderá usar o JPG enquanto não sabe processar o RAW.

ishootraw

Sim, vai ocupar mais espaço, mas ao menos você terá o negativo intacto. Você pode não saber o que fazer com o RAW agora, mas o você do futuro pode saber 🙂

Como abrir um arquivo RAW?

Como é um negativo, não será possível abrir a foto em aplicativos comuns. Você provavelmente vai querer pesquisar mais sobre alguns programas de edição mais avançados, com o Lightroom ou o Aperture. Alguns programas mais básicos, com o Picasa ou o iPhoto, também conseguem abrir esse tipo de arquivo.

O Photoshop não abre arquivos em RAW. A edição de uma foto neste formato só poderá ser feita no ACR (Adobe Camera Raw), que é um plugin do Photoshop. Na maioria das vezes o ACR é instalado ao mesmo tempo que você instala o Photoshop. Se você não consegue abrir um RAW é porque por algum motivo esse plugin não foi instalado. Nesse caso a solução é simples: instale manualmente.

Faça o Download nas seguintes páginas: para usuários de Windows | para usuários de Mac

O ACR tem exatamente as mesmas funções do módulo develop, do Lightroom, ou seja: você consegue fazer toda edição que conseguiria no Lightroom mas sem algumas facilidades como outros módulos de organização, impressão, presets, etc.