FOTOGRAFIA EM RAW – GUIA COMPLETO

Hoje trago uma matéria sobre fotografia em “RAW“. Muita gente não tem conhecimento sobre esse tipo de formato, ou já ouviu falar mas não sabe como e quando utilizá-lo. O blog Dicas de Fotografia (muito bom por sinal!) publicou uma matéria muito boa sobre esse assunto, confiram:

O que são esses tipos de arquivo?

Existem vários formatos de arquivo digital para nossas imagens. Você provavelmente conhece o JPG, que é o padrão na maioria das câmeras e celulares. Porém, além dele, você vai gostar de conhecer também um formato que permite mais qualidade e controle sobre sua foto: este é o arquivo RAW. Ao comprar uma câmera mais avançada, você normalmente terá a opção de escolher entre os dois.

Para fazer uma foto, a imagem que é registrada no sensor é interpretada por um pequeno computador que fica dentro da câmera. Depois de interpretar a imagem, esse computadorzinho grava as informações no cartão de memória.

A diferença entre o formato RAW e o formato JPG é que o formato RAW grava tudo que a câmera viu, enquanto o JPG tem uma outra etapa: antes de gravar no cartão de memória, a câmera interpreta as informações e comprime tudo em um arquivo menor.

Logo, o arquivo RAW nos permite a liberdade de processarmos e interpretarmos a imagem nós mesmas, enquanto o arquivo JPG já sai processado e interpretado pela câmera.

Uma analogia interessante é considerar que o arquivo RAW é como o filme e o arquivo JPG é como a ampliação. Ou seja: o arquivo RAW ainda não é uma foto pronta! Você não poderá postar uma foto em RAW no seu blog: antes será preciso revelar a foto usando um aplicativo no seu computador, como o Photoshop ou o Lightroom.

Usamos o formato RAW para manter todas as informações da imagem que foram capturadas pela câmera. Assim conseguimos, por exemplo, editá-la tendo mais controle sobre a qualidade e recuperando informações que, no arquivo JPG, teriam sido jogadas fora para economizar espaço.

A desvantagem do arquivo RAW é que, além de ocupar bem mais espaço no nosso computador (os arquivos podem ter 2-6x o tamanho de um arquivo JPG), ele precisa ser processado. Como não é uma foto pronta, você precisará abrir o arquivo em um aplicativo de pós-produção e, para imprimir ou postar na internet, será necessário salvar uma cópia em um formato mais amigável (como o próprio JPG.)

RAW ou JPG, eis a questão!

Minha sugestão é sempre fotografar em RAW. Se você ainda não sabe mexer nos programas de edição, escolha no menu da sua câmera a opção de RAW + JPG. Assim, ela vai salvar os dois arquivos simultaneamente e você poderá usar o JPG enquanto não sabe processar o RAW.

ishootraw

Sim, vai ocupar mais espaço, mas ao menos você terá o negativo intacto. Você pode não saber o que fazer com o RAW agora, mas o você do futuro pode saber 🙂

Como abrir um arquivo RAW?

Como é um negativo, não será possível abrir a foto em aplicativos comuns. Você provavelmente vai querer pesquisar mais sobre alguns programas de edição mais avançados, com o Lightroom ou o Aperture. Alguns programas mais básicos, com o Picasa ou o iPhoto, também conseguem abrir esse tipo de arquivo.

O Photoshop não abre arquivos em RAW. A edição de uma foto neste formato só poderá ser feita no ACR (Adobe Camera Raw), que é um plugin do Photoshop. Na maioria das vezes o ACR é instalado ao mesmo tempo que você instala o Photoshop. Se você não consegue abrir um RAW é porque por algum motivo esse plugin não foi instalado. Nesse caso a solução é simples: instale manualmente.

Faça o Download nas seguintes páginas: para usuários de Windows | para usuários de Mac

O ACR tem exatamente as mesmas funções do módulo develop, do Lightroom, ou seja: você consegue fazer toda edição que conseguiria no Lightroom mas sem algumas facilidades como outros módulos de organização, impressão, presets, etc.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s