CAPTURANDO OUTROS ÂNGULOS

Dicas para você mudar sua perspectiva e achar o melhor ângulo

Foto: Rafael Bigarelli

Foto: Rafael Bigarelli

Às vezes, você pode alterar drasticamente a sua composição mudando apenas sua perspectiva. A busca por um novo ângulo na fotografia é um desafio interminável. Sua angulação mostra a todos como você vê o mundo. Ângulos incomuns e peculiares são o sustentáculo de imagens com impacto.

Para qualquer um que esteja começando na fotografia, o comum é fotografar assim como você vê. Isso é bom mas você não se destacará no mercado e será visto como um fotógrafo comum.

Um caminho para fazer suas imagens diferente dos outros é olhar com outro ângulo, outra visão. Quando pensar no que está na sua frente e como você pode capturar, mova-se um pouco, para cima e para baixo. Encontre um ângulo que nenhum outro veja ou tenha pensando e comece  a criar o seu próprio estilo.

Depois de ter feito isso, todas as boas ideias começam a fluir na sua cabeça e trazem um novo lado para sua fotografia. Você se encontra fazendo “diferente” mais e mais vezes podendo contar uma historia totalmente diferente para os outros.

ÂNGULOS conceituais: as histórias dentro da história

Os ângulos podem ser multi – dimensional, englobando uma perspectiva conceitual, bem como da geometria. Como fotógrafa de casamento, Melissa Mermin, diz que ângulos conceituais ajudam a contar as pequenas histórias que acontecem dentro da grande história. “Estou sempre à procura de ângulos diferentes sobre o mesmo assunto. Eu sempre busco encontrar algo interessante no fundo, eu olho ao redor e penso ‘o que poderia tornar isso mais interessante?”

Mermin diz que bons fotojornalistas de casamento saem do comum e fazem com que sua fotografia seja uma obra de arte. “Eu sempre estou tentando ver o humor ou o lado mais sombrio de uma imagem”.

Membro da WPJA, Dave Robbins concorda. “Eu gosto de ironia na fotografia. Eu amo o humor na fotografia”, diz ele. Como fotojornalista de casamento, que trabalha no ambiente urbano de Nova York, Robbins também gosta de usar ângulos que sobrepõe a beleza da noiva ou do noivo e a aspereza que os rodeia. “O que torna uma foto interessante não é apenas o que os noivos estão fazendo, é o que eles estão fazendo no contexto de onde eles estão.”

Dicas e truques para uma perspectiva diferente

Membro do WPJA, Corey McNabb aponta, “captar de um ângulo diferente pode criar uma imagem muito legal que de outra forma poderia ter sido arruinada por um fundo perturbador.” Como exemplo, ele exemplifica uma situação em que a noiva acaba de chegar de carro em um estacionamento sem atrativos. “Eu pulo em uma sacada no hotel, à procura de uma perspectiva diferente. É mais raro para mim não estar procurando por esse ângulo. Mesmo que eu não possa usar uma rocha para chegar mais alto, eu estou movendo a câmera para cima e para baixo, ou mesmo deitado no chão.”

“Enquanto fotografava uma vez em um hotel bastante mundano, eu decidi deitar no chão e me atirar na hora do brinde da festa nupcial.” O resultado: uma visão circular da noiva, do noivo e convidados, seus braços estendidos para um brinde como os raios de uma roda.

Seu melhor conselho: Evite fazer o que as outras pessoas estão fazendo. A foto do corte de bolo é um exemplo perfeito. Procure ângulos criativos e diferenciados.

Mermin também aprendeu a se agachar atrás de algo que dá um primeiro plano inesperado. “É engraçado quando as pessoas dizem ‘Opa, eu estou no seu caminho, eu vou passar”, quando eu realmente me posiciono de propósito atrás deles, para me esconder dos noivos e para não saberem que estou usando as pessoas como um elemento de composição de foto”.

“Não há nenhum manual”, diz Robbins. “Fotografe. Experimente com vários ângulos e veja o que as fotos dizem para você no final”.

Ele diz que adora experimentar. Algumas experiências funcionam, outras não. Ele sabe, por experiência, que há sempre um bom ângulo. “Encontrá-lo é a arte.”

*Entrevista para o ”Wedding Photojournalist Association”.

Fonte: Wedding Photos.

 

Deixe um comentário

