5 COISAS QUE TODO FOTÓGRAFO DEVE TER

Hoje trago um post bacana do site Fotografe Uma Ideia com 5 itens indispensáveis na vida de um fotógrafo. Claro, são apenas dicas que facilitam a nossa vida, se você está começando agora não precisa se preocupar que aos poucos vai adquirindo equipamentos. =)

BD Gomes 3

“Os fotógrafos, sem querer, ganham uma mania de aquisição depois que entram de vez na Fotografia. É entrando de cabeça nesse universo infinito da fotografia que o fotógrafo começa a perceber as mil possibilidades e se encantar pelas inúmeras invenções tecnológicas.

Entre câmeras novas, lentes de alta qualidade, notebook, celular com câmera e outros brinquedinhos, o fotógrafo se vê meio perdido. O que realmente é necessário para um fotógrafo? Quais as cinco coisas importantes que todo fotógrafo deve ter?

Para resolver essa questão tão impertinente, fiz uma pequena lista de cinco coisas que realmente todo fotógrafo deve ter. E após a leitura da lista, que tal deixar seu comentário e sua sugestão de algo necessário para os fotógrafos.

Lente 50mm

lente 50mm é a queridinha dos fotógrafos. Depois que se compra a câmera, a primeira lente a se adquirir, na grande maioria das vezes, é a 50mm f/1.8. Por ela ser barata, eficiente e de grande qualidade torna-se o primeiro desejo de consumo dos fotógrafos. E te digo: depois que comprar a 50mm você verá o mundo de outra forma.

5 coisas que todo fotografo deve ter 1

Mochila

Uma boa mochila é equipamento necessário. Afinal, de nada adianta ter um monte de equipamento top de linha sem ter onde carregar. Mas além,de carregar é preciso carregar com segurança.

Entre as marcas mais escolhidas pelos fotógrafos para mochilas e bolsas estão a Alhva (nacional) e Lowepro (importada).

Tripé

Algo que sempre irá ter serventia é o tripé. Independente da área que queira atuar ter um tripé de extrema importância. Recomendamos a marca Manfrotto . Apesar do preço salgado, é preciso pensar da certa forma: é melhor pagar um pouco mais em algo com uma qualidade de material e que irá te garantir uma durabilidade e eficiência, do que gastar pouco e ficar na mão com o equipamento. Então, invista num Manfrotto.

Notebook

Não poderíamos deixar de fora o notebook (laptop). Afinal, entre tantas utilidades deste computador portátil, a principal está em uma fonte segura de backup. Ter um notebook irá adiantar muito sua vida.

5 coisas que todo fotografo deve ter 4

Celular (com câmera)

Aos fotógrafos que não andam com a câmera direto, o celular com câmera é a melhor maneira de não perder um clique. Com os avanços tecnológicos, as câmeras dos celulares ganharam qualidade na imagem final e estão rendendo muitos fotógrafos a brincarem de fotografar com essas minúsculas câmeras.

Escrito por Francine de Mattos

Observação do fotógrafo Izan Petterle:

Boas dicas, mas com algumas sugestões: mochila é bom para carregar equipamento em viagem, jamais para trabalhar em campo, em um país tropical como o nosso, a mochila vai grudar no corpo de tanto suar, tripé sim, mas jamais, jamais mesmo, carregue o tripé com a câmera junto, o risco de quebrar o equipamento é enorme.”

Boas dicas né? Vamos aos meus comentários!

A lente 50mm 1.8 sem dúvidas é a melhor no quesito custo/benefício. Foi a segunda lente que adquiri (alias estou vendendo a minha no momento, pois vou comprar a 1.4, se alguém se interessar me comunique). Adoro essa lente, me divirto fazendo fotos de decoração, etc, para quem estiver começando a investir sem dúvidas é o primeiro passo.

Concordo totalmente que uma mochila é indispensável quando se tem muito (ou uma quantia boa) equipamento. Ganhei uma Lowepro ano passado, cabe tudo que preciso, inclusive meu laptop, mas só uso em saídas mais “perigosas” digamos que possa causar problemas de segurança, etc e/ou quando realmente preciso levar todo o equipamento, pois ela é enorme e me dá muita dor nas costas =/. Tenho uma menorzinha que ganhei também, simples, da Sigma com 4 compartimentos que costumo usar em trabalhos mais tranquilos.

Tripé eu ganhei ano passado também, e até então não percebia o quanto ele se faz necessário em algumas situações. Hoje em dia uso sempre, e como a dica final ali, JAMAIS carregar junto com a câmera. Normalmente quando você compra um tripé vem uma bolsa própria para carregá-lo, faça uso dela.

Sobre o notebook acredito que nem preciso comentar nada né? Só acrescento que por segurança maior é bom ter um HD externo também.

Por fim, o celular. Com o avanço da tecnologia veio a facilidade para adquirir celulares cada vez mais modernos. Geralmente todos hoje em dia apresenta câmera, não importa de quantos megapixels é, se você (como eu) não sai com a câmera pra cima e pra baixo o celular vai te ajudar a registrar qualquer momento que talvez ficasse apenas na lembrança, use e abuse da sua criatividade com seu smartphone também!

É isso, espero que essas dicas venham a ajudar de alguma forma =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s