RECOMENDAÇÕES NÃO FOTOGRÁFICAS PARA FOTÓGRAFOS

Post recheado de dicas básicas que talvez na correria deixamos de notar. Vale a pena conferir:

Daniel M Viero

“Você pode comprar outro corpo para a sua câmera, mas o seu é um só. Então, é melhor cuidar bem dele! Fotógrafos sempre tem uma rotina agitada de trabalho e muitos se esquecem de que a própria saúde também precisa de atenção – até para poder continuar trabalhando. Quem deseja chegar ao auge dos 83 anos e conduzir uma bicicleta por uma das maiores cidades do mundo fotografando, como faz o famoso Bill Cunningham, não pode perder as recomendações desse post. Porque saúde nunca é demais!

 Dê à pele o que ela precisa!
O protetor solar previne manchas e doenças de pele. Geralmente, fotógrafos se expõem à luz solar no início da manhã e no fim da tarde, horários em que o sol é recomendado; mas isso não os priva dos prejuízos. Opte pela fórmula que lida melhor com sua pele (existe à base de óleo natural, álcool, soja, clara de ovo, etc.) E já ouviu aquela história de que a luz emitida pela tela do computador também é prejudicial? A Sociedade Brasileira de Dermatologia confirma! Por isso, use filtro solar sempre, mesmo em dias nublados ou quando estiver editando um trabalho. E está pensando em fazer uma sessão externa no meio do mato? Não se esqueça do repelente!

• Economize em pilhas e gaste em lentes!
Pilhas normais são um problema enorme para o bolso e para a natureza, principalmente se descartadas em locais inapropriados como o lixo doméstico. Utilize pilhas e baterias recarregáveis. Por quê? Além das questões ecológicas, um jogo com 4 pilhas normais custa, em média, R$8,50; um jogo de 4 pilhas recarregáveis mais o carregador custa cerca de R$45,00. Quer fazer as contas para ver o quanto vale a pena?

 Hora da faxina! Ê, lerê!
Manter a casa e o escritório limpos e organizados é uma excelente maneira de evitar o stress. Procure deixar os ambientes visualmente agraváveis e higienizados. Atenção especial aos bolores de parede, principalmente aqueles próximos às suas estantes de equipamento; a infiltração vem devagarzinho, mas causa um dano imenso. Xô, umidade!

 Postura, já!
Você senta corretamente à mesa do computador? Deixe suas costas sempre coladas no encosto da cadeira, os cotovelos na altura do teclado e os pés apoiados no chão. Adotar uma postura correta evita cansaço e doenças como lordose, cifose e escoliose. Fotógrafos sofrem para escolher um bom ângulo numa fotografia, não é? Nada mais justo que dar à coluna um descanso.

• Let’s take five!
1/3 do trabalho do fotógrafo é em frente ao computador (edição, marketing virtual, etc.). Descanse os olhos por 5 minutos a cada hora, não custa nada. Do contrário, você acomodará sua visão a “focar” apenas objetos próximos, ou seja, terá miopia. Achou que era só o foco da câmera que poderia ter problemas?

• Música? Só se for pra relaxar!
Quem nunca editou fotografias ouvindo música? Os primeiros minutos são uma maravilha, mas depois você começa a se estressar, para de encontrar imagens boas na seleção que fez e tudo fica confuso. Isso acontece porque, depois de certo ponto, nosso corpo e nossa cabeça estão cansados e nós ainda os forçamos a prestar atenção em duas coisas: no trabalho e na música. Resultado: Neurônios queimados. Relaxe, descanse por alguns minutos, lave o rosto e volte. Se ainda insistir na música, opte por algo instrumental e suave. Estudos científicos indicam que a música clássica reestrutura a harmonia do corpo e melhoram o QI.

• Do not disturb!
Alguns cientistas tentam provar que as famosas 8 horas ininterruptas de sono são um mito. O fato é que, para quem tem uma rotina de trabalho intensa, relaxar a mente e o corpo nunca é o bastante. Se você dorme pouco e se cansa demais, em algum momento seu corpo gritará por socorro. Evite a tentação de ficar na internet procurando por nada até tarde! Durma cedo, acorde cedo, tome um café da manhã reforçado e saudável, pratique exercícios e você terá energia de sobra para enfrentar uma rotina pesada.”

Fonte: Fotografe Uma Ideia

Eu como sou fisioterapeuta além de fotógrafa, assino embaixo de tudo isso aí! Não adianta se matar de trabalhar e ir matando o corpo junto, uma hora você vai precisar parar..e é tão fácil se cuidar né? =)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s