FAZENDO BOKEH COM A LENTE DO KIT

Post de hoje escrito pelo fotógrafo Henrique Resende do site Fotografe Uma Ideia. Vale a pena ler até final, recheado de dicas!

bokeh com a 55mm 1

Para os fotógrafos que possuem apenas a câmera com a lente de kit e querem conseguir bokehs “perfeitos”, as dicas apresentadas neste artigo podem ser de muita utilidade.

Dica #1:
Sempre deixe a distância focal da câmera em 55mm. O zoom permite uma maior distinção dos planos da imagem e, conseqüentemente, possibilita maior desfoque. Deixe a abertura do diafragma no menor valor numérico possível (que é, geralmente, 5.6).
Dica #2:
Escolha fotografar objetos menores e que estejam afastados de outros objetos parecidos. Seja observador e procure detalhes que te chamem atenção.
Dica #3:
Analisar o fundo da imagem é importante. Procure fotografar coisas que não tenham o segundo plano muito próximo do objeto principal. Para isso, se mova em torno do que você está fotografando; teste novos ângulos.
bokeh com a 55mm 2

Dica #4:
Para fotografia de natureza, principalmente de frutos e flores, procure posicionar a câmera de baixo do assunto. Dessa forma, o segundo plano serão as folhas da árvore. Folhas em conjunto com os espaços pelos quais a luz passa na árvore, se desfocados, dão um efeito incrível.

Dica #5:
A escolha das cores deve ser cuidadosa. Procure por cores que se destaquem no ambiente. Não deixe que a cor do objeto a ser retratado seja no mesmo tom do segundo plano.

Dica #6:
Edição de imagem não prejudica ninguém se feita com consciência e senso do que fica bom para a foto. Uma boa opção para esses tipos de imagens é aumentar um pouco o contraste.